quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Excesso de lágrimas


O fluxo normal de lágrimas é indispensável para a limpeza e conforto visual. Anormalidades do fluxo lacrimal podem afetar adversamente a visão do paciente e suas atividades cotidianas.
O paciente lacrimejante apresenta-se ao oftalmologista com um complexo desafio diagnóstico e terapêutico. A origem de excesso de lágrimas ocorre devido a:
1) aumento reflexo da produção lacrimal sendo suas causas principais a redução da produção basal da lágrimas (início de olho seco), inflamações oculares (conjuntivites, alergias) e alterações ou traumas na superfície ocular (pápebras mal posicionadas ou cílios invertidos).
2) diminuição na drenagem da lágrima ocorre, geralmente, por causa da obstrução no sistema de drenagem lacrimal ou uma falha no bombeamento lacrimal durante o piscar (devido à flacidez palpebral). Nesses casos o tratamento é cirúrgico na grande maioria dos casos.
Em resumo, o lacrimejamento pode acontece r em qualquer faixa etária, com consequencias clínicas variando de leve a grave (abscessos e celulites perioculares) e tem tratamentos variados dependendo da causa. Portanto, uma avaliação detelhada deve ser feita em todo o paciente que se queixa de "excesso de lágrimas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário