quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O exesso de pêlo nas crianças pode ser uma doença?


A resposta é sim, pois são várias as causas da pilificação excessiva em crianças, variando de condificações benignas até doenças mais graves.
O diagnóstico depende das áreas onde estão estes pêlos, tais como: axila, região pubiana, dorso, membros e face, bem como da idadeda criança e dos exames laboratoriais.
É bom lembrar que quanto mais precoce o aparecimento de pêlos, especialmente em menores de 8 anos, maior a chance de apresentar doenças como: puberdade precoce ou mesmo tumores.
É interessante saber que no sul do Brasil, especialmente no estado do Paraná, se concentra o maior número de casos de Tumores de Supra-renal do mundo.
Outra causa do aumento de pêlos é a Hiperplasia Congênita de Supra-renal, onde há, uma alteração genética levando a um hiperfuncionamento desta glândula. Muitas vezes, esta doença acomete mais membros da mesma família, mas que também te tratamento.
Já nas adolescentes, o motivo comum do excesso de pêlos é a Síndrome de Ovários Policísticos. Nesta síndrome, geralmente há uma alteração dos ciclos menstruais, apresenta hiperandrogenismo (caracterizado por pele oleosa, acne e pêlos excessivos) e na ultrassonografia há um aparecimento de diversos microcistos do ovário.
Todas estas situações merecem especial atenção pelos pais, que devem procurar um especialista para a realização do diagnóstico e o tratamento precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário